A ESCOLINHA DO ZORZE // LIÇÃO N.º 1 : "À" e "Á" e "Às" e "Ás"...
Acento Grave (`)
Marca as vogais subtónicas abertas nos seguintes casos: nas contracções da preposição a com a forma feminina do artigo e com os pronomes demonstrativos a(s), aquele(s), aquela(s), aquilo.
Exemplo:
à, àquele, àquela, àquilo, às, àqueles, àquelas.
Conclusão:
1- Isto para dizer o quê?! Bom, estou farto de ver em farmácias, inúmeros espaços da função pública, correios, cafés, restaurantes, escolas (dá para acreditar?), bibliotecas - note-se! -, publicidade e afins, escrever-se "ás 20h00" e outras aberrações que tais.
2- Nunca o "ás" se escreve com acento agudo, exeptuando o "há"!
3- Pode ser estúpido este post, mas isto não é uma coisa que aprendemos na 2ª classe?
escrever correctamente deveria ser uma coisa natural...
ResponderEliminarnada estúpido!!!
ResponderEliminaraté diria mais:
mesmo nada estúpido!!!
parece que temos uma maneira de escrever esquisita...
um abraço, zorze!
na segunda classe? è è!!!
ResponderEliminarAprendemos não!!! Alguns aprendem e outros não!! :P
ResponderEliminar(caramba, finalmente consegui associar este blogger ao raio do endereço lá do outro lado, poxa que estava dificil)
pois realmente assumo que algumas vezes por descuido erro a esse nível... mas faço sempre a revisão dos meus textos... mas em relação a locais públicos conforme expões no post é bastante grave isso é!!!
ResponderEliminarmas em termos de erros há uns constantes em mim os "pre" e os "per" tenho sempre que pensar antes de escrever palavras com este prefixo... deve ser alguma dislexia demoniaca que eu tenho... :D:D:D
Boa!!! És cá dos meus! Abaixo as calinadas! Um destes dias hei-de debruçar-me sobre os "fize-mos" e "quises-te" lol
ResponderEliminarObrigada pela visita, volta sempre!
Fogo...este post bem poderia ter sido escrito por mim. Sinto exactamente o mesmo. Fico bem nervosinha quando leio barbaridades do género!
ResponderEliminarerros de acentuação são o pão nosso de cada dia e sinceramente tb me faz confusão... uma coisa é uma pessoa não por acentos na net, pode estar com pressa por exemplo. agora lojas? publicidade? é absurdo.
ResponderEliminarum erro comum que afecta o meu nervo é por exemplo "automáticamente", "públicamente" ou "residêncial". e ainda o famoso "proíbido".
estamos perdidos!
de estupido o post não tem nada!
ResponderEliminarEsse post não é nada estúpido, estupida é a regra que só ocupa lugar no cérebro. Se estivessem todos os acentos para a direita nada mudaria, porquê complicar as coisas? É por estas e por muitas outras que os ingleses comunicam muito melhor! Não têm de pensar onde colocam os assentos, o "sexo", as cedilhas, os duplos c's os ct... nem como começar as cartas.
ResponderEliminarAbraço,
Só para acrescentar ao post:
ResponderEliminaro "ás" só se escreve com acento agudo única e exclusivamente quando nos estamos a referir à palavra às de cartas.