A ESCOLINHA DO ZORZE // LIÇÃO N.º 1 : "À" e "Á" e "Às" e "Ás"...

Acento Grave (`)
Marca as vogais subtónicas abertas nos seguintes casos: nas contracções da preposição a com a forma feminina do artigo e com os pronomes demonstrativos a(s), aquele(s), aquela(s), aquilo.
Exemplo:
à, àquele, àquela, àquilo, às, àqueles, àquelas.
Conclusão:
1- Isto para dizer o quê?! Bom, estou farto de ver em farmácias, inúmeros espaços da função pública, correios, cafés, restaurantes, escolas (dá para acreditar?), bibliotecas - note-se! -, publicidade e afins, escrever-se "ás 20h00" e outras aberrações que tais.
2- Nunca o "ás" se escreve com acento agudo, exeptuando o "há"!
3- Pode ser estúpido este post, mas isto não é uma coisa que aprendemos na 2ª classe?

Comentários

  1. escrever correctamente deveria ser uma coisa natural...

    ResponderEliminar
  2. nada estúpido!!!
    até diria mais:
    mesmo nada estúpido!!!

    parece que temos uma maneira de escrever esquisita...

    um abraço, zorze!

    ResponderEliminar
  3. na segunda classe? è è!!!

    ResponderEliminar
  4. Aprendemos não!!! Alguns aprendem e outros não!! :P


    (caramba, finalmente consegui associar este blogger ao raio do endereço lá do outro lado, poxa que estava dificil)

    ResponderEliminar
  5. pois realmente assumo que algumas vezes por descuido erro a esse nível... mas faço sempre a revisão dos meus textos... mas em relação a locais públicos conforme expões no post é bastante grave isso é!!!
    mas em termos de erros há uns constantes em mim os "pre" e os "per" tenho sempre que pensar antes de escrever palavras com este prefixo... deve ser alguma dislexia demoniaca que eu tenho... :D:D:D

    ResponderEliminar
  6. Boa!!! És cá dos meus! Abaixo as calinadas! Um destes dias hei-de debruçar-me sobre os "fize-mos" e "quises-te" lol
    Obrigada pela visita, volta sempre!

    ResponderEliminar
  7. Fogo...este post bem poderia ter sido escrito por mim. Sinto exactamente o mesmo. Fico bem nervosinha quando leio barbaridades do género!

    ResponderEliminar
  8. erros de acentuação são o pão nosso de cada dia e sinceramente tb me faz confusão... uma coisa é uma pessoa não por acentos na net, pode estar com pressa por exemplo. agora lojas? publicidade? é absurdo.
    um erro comum que afecta o meu nervo é por exemplo "automáticamente", "públicamente" ou "residêncial". e ainda o famoso "proíbido".
    estamos perdidos!

    ResponderEliminar
  9. de estupido o post não tem nada!

    ResponderEliminar
  10. Esse post não é nada estúpido, estupida é a regra que só ocupa lugar no cérebro. Se estivessem todos os acentos para a direita nada mudaria, porquê complicar as coisas? É por estas e por muitas outras que os ingleses comunicam muito melhor! Não têm de pensar onde colocam os assentos, o "sexo", as cedilhas, os duplos c's os ct... nem como começar as cartas.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  11. Só para acrescentar ao post:
    o "ás" só se escreve com acento agudo única e exclusivamente quando nos estamos a referir à palavra às de cartas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares